Intraempreendedorismo: clique e saiba como o servidor público também pode empreender!

Atitude​ e inovação são características primordiais para a seleção de candidatos nas empresas atualmente. Cada vez mais, as instituições estimulam que os seus colaboradores desenvolvam projetos internos, permitindo que eles criem e implementem ideias dentro das organizações.
A grande vantagem ​dessa prática é a possibilidade de otimizar processos importantes para a organização de maneira realmente efetiva, uma vez que esses projetos partem justamente de quem está inserido na rotina da empresa.

A ideia de tornar os serviços e processos mais ágeis e eficientes pode ser também aplicada em instituições públicas. No Brasil, comumente, o setor público é tido como extremamente burocrático e retrógrado, entretanto, a entrada das gerações Y e Z (com características especialmente inovadoras, para saber mais sobre clique aqui ) em cargos públicos é uma esperança de transformação dessa realidade.

 

Portanto, sendo você servidor público ou não, saiba como transformar o seu trabalho em um ambiente intraempreendedor em 5 passos:
1º Passo: Em primeiro lugar, é importante realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional, ferramenta crucial para entender os problemas da instituição. Uma análise efetiva desses dados é importante, bem como a priorização de problemas mais latentes.
2º Passo: Agora é hora de brainstorming! Utilize ferramentas visuais (como post-its e cartazes) para expôr essas ideias para toda a empresa. Nessa etapa é interessante fazer uma seleção de ideias para que elas se transformem em projetos.
3º Passo: Você já sabe quais são os maiores problemas da sua organização e também já tem algumas ideias para resolvê-los nas suas mãos, certo? Agora é o momento mais importante: monte um time inovador e engajado, que esteja tão interessado quanto você em solucionar os problemas.
4º Passo: O sucesso do projeto está tanto no seu planejamento quanto na sua execução. Na etapa de planejamento do projeto seja realista quanto ao cronograma e recursos disponíveis. Só assim a implementação do projeto alcançará os resultados desejados. Já na etapa de execução, arregace as mangas e mão na massa! Um intraempreendedor deve ter em mente que a organização na qual trabalha também é sua. Sentimento de dono é tudo!
5º Passo: Não esqueça de realizar novas Pesquisas de Clima Organizacional e recolher feedbacks sobre os resultados alcançados com a aplicação do projeto! Só assim é possível ter certeza que o projeto aplicado foi um sucesso e também se preparar para colocar em prática novas.
Uma #DicaLemobs incrível é que você fique de olho em ferramentas de gestão pública e também de gestão de produtividade individual e de equipes. Elas certamente serão grandes aliados para o sucesso da sua organização!
Preparado para empreender dentro da sua organização?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *