Desafios da gestão de pessoas no setor público.

Um grande desafio para a gestão pública é a gestão de pessoas, principalmente quando aliada à criação de uma cultura de inovação e a utilização de novas tecnologias.

Para um governo mais eficiente é extremamente necessário saber gerir capacidades e talentos e tornar os processos mais ágeis. Portanto, não adianta elaborar um planejamento estratégico que esteja de acordo com as práticas mais modernas de administração caso não haja profissionais na organização capazes de colocá-lo em prática.

Dentre os desafios da gestão de pessoas no setor público, se destacam cinco:

  1. Apostar no desenvolvimento de pessoas.
  2. Plano de carreira para a motivação no setor público.
  3. Compreensão da cultura de trabalho nas instituições públicas.
  4. Pensar na inserção de novas tecnologias para a gestão de pessoas no serviço público.
  5. Valorizar a transparência na gestão de pessoas.

Algumas iniciativas já tem trabalhado no capacitação de servidores públicos, como por exemplo o WeGov e a GovLab.

O WeGov é um espaço focado em capacitar servidores públicos em design visando otimizar os processos do setor público. Se trata de uma escola que oferece capacitação em Design Thinking, seguindo a linha de pensamento inovador das empresas privadas. O setor público também pode utilizar as mesmas técnicas aplicadas pelo setor privado a fim de gerar mais valor ao cidadão.

A Oficina de Design Thinking para o setor público busca melhorar os serviços sob a ótica de quem os usa. Por meio das ferramentas do Design Thinking, compreende-se qual é a jornada do cidadão e como ela pode ser aperfeiçoada.

o GovLab é um programa do SEBRAE Minas que funciona como uma escola e um laboratório de empreendedorismo focado em servidores públicos. Por meio de cursos, workshops, webinars e outros, o GovLab oferece uma experiência completa de inovação, que pode ser acessada pela internet ou contratada no formato in company.

Fonte: DIGIX e Inovação SEBRAE Minas

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *