Temas mundiais sobre GovTechs para se observar em 2019.

O Portal Government Technology destacou algumas tendências mundiais de Govtechs, temas que deverão estar em destaque neste ano. A pesquisa tem, como base, alguns assuntos que estiveram em alta em 2018, e que devem se tornar prioridade em 2019.

Confira abaixo alguns temas presentes na lista:

5G

No campo das telecomunicações, a tecnologia 5G deverá dominar corações e mentes neste ano. Nos Estados Unidos, muito tem sido feito para facilitar para as empresas de telecom a instalação de dispositivos 5G.

Muitas comunidades americanas já estão trabalhando para se estabelecerem como cidades inteligentes e conectadas. Em setembro, uma decisão recente da Comissão Federal de Comunicações do país (FCC) abriu caminho para o 5G ao requisitar que cidades acelerarem o tempo de processamento de aplicações, além de limitar o que os municípios podem cobrar pela instalação de células em estações novas ou já existente.

Blockchain

Governos em todo o mundo especularam sobre a possibilidade de a tecnologia de blockchain benefícios concretos. Alguns estados e cidades cidades norte-americanos criaram projetos pilotos que, em 2019, devem servir de inspiração e referência para outros mais.

O Arizona, por exemplo, introduziu uma iniciativa que permitiria que os residentes pagassem impostos por meio de criptomoedas. E a cidade de Berkeley, na Califórnia, procurou entender o que o blockchain poderia fazer pelos títulos de dívida do município, a cidade venderia os títulos para levantar fundos para projetos que estavam fora de seu escopo, mas as transações seriam totalmente digitalizadas, em um registro online.

Design centrado no usuário

O conceito de “design centrado no usuário, ou na pessoa” começou a ganhar território nas esferas públicas. Começando assim uma mudança na dinâmica de que governos são estagnados e criam dificuldades para a interação com os cidadãos.

Líderes em GovTech estão começando a refletir sobre como usuários finais, sejam eles funcionários públicos ou cidadãos, de fato usam os serviços. Hoje já é possível comprar um livro com 1 clique, mas será que em breve poderemos tirar uma carteira de motorista com a mesma facilidade?

Micromobilidade

Cidades começaram a usar soluções de micro trânsito para facilitar a circulação das pessoas por pequenos trajetos. Já presentes em grandes cidades do Brasil, os destaques deste campo são os patinetes elétricos e as bicicletas compartilhadas.

Ainda há vários problemas para serem resolvidos, como roubos, acidentes e vandalismo; mas o assunto promete atrair cada vez mais atenções em torno da mobilidade urbana.

FONTE: Government Technology, BrazilLab

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *